sábado, 9 de março de 2013

Aniversariante!

O blog tem o prazer de parabenizar o nosso amigo Dr Neto, prefeito da cidade Sumé Pb, pelo seu aniversário, comemorado dia 08 de março! Felicidades!
A minha admiração por Dr Neto vem desde sempre!  Não só como gestor público, até porque ao longo do tempo ele, com seus erros e acertos, tem sido julgado vitorioso pela história! O que me impressiona nele é a sua capacidade humana! Não tenho dúvidas de que a sua formação em medicina tem lhe ajudado nessa missão de se colocar no lugar do outro nas várias circunstâncias. Quem o conhece sabe disso! E sabe, também, que ele, com seu jeito duro não é de guardar mágoas nem rancor e, nem tão pouco, tem medo de expor os seus sentimentos, mesmo em momentos mais difíceis! Não quero com isso tentar minimizar os seus defeitos, até porque eu, também, como um ser falível não tenho autoridade para tal. Os seus comportamentos são de conhecimento de todos que acompanham a sua vida pública! O que quero dizer é que uma pessoa com todo esse prestígio, conquistado ao longo dos anos na comunidade local, nunca fez o jogo sujo do poder para se dá bem na vida. Prudência e seriedade sempre pautaram as suas ações. Sem mais, não quero chover no molhado!
Como disse antes da minha admiração por ele! Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, gostava muito de ouvi-lo no rádio. Ele sempre me passou seriedade e credibilidade!  
Em tempo: a minha aproximação com Dr Neto se deu quando eu era estudante do curso Técnico em Contabilidade na antiga Escola "União e Trabalho". Eu, assim como boa parte dos jovens sumeenses não tinha experiência profissional e sempre ouvia falar que para conseguir um trabalho era necessário ter a tal experiência comprovada. Essa falta de me frustrava totalmente! Por conta do curso em questão, tínhamos os nomes reservados no escritório de contabilidade de Anchieta Barros para um estágio básico, como complemento das horas estudadas. Nada formal. Deixando a timidez de lado, certa vez fui até o gabinete do s.r. Prefeito Dr Neto pedir uma vaga de estágio na administração municipal com o intuito de embasar minha formação profissional. Dr Neto, gentilmente, nos cedeu à vaga sem nenhuma remuneração, o que me deixou muito gratificado.  Iniciei na função de “estágio” junto ao setor tributário da prefeitura sendo supervisionado por Robério e Jacira. Dias depois fui comunicado pelo secretário de finanças da prefeitura Luiz Carlos (por quem, também, tenho um profundo respeito - Luiz sempre me tratou muito bem!) de que, mesmo sendo uma função sem remuneração, não seria possível eu continuar desempenhando-a pelo fato de estar próximo de uma campanha eleitoral e poderia soar para alguns como doação de empregos em troca de favores. Embora não constasse nenhum vínculo empregatício na referida função, para evitar qualquer tipo de “fadiga” seria melhor eu me afastar com a promessa de que assim que passasse esse período eleitoral, caso Dr Neto fosse reeleito, eu voltaria ao antigo posto. Eis que Dr Neto foi reconduzido ao cargo, porém eu já tinha conseguido outro estágio remunerado na agência dos correios e telégrafos de Sumé, paralelo a outro trabalho na Rádio Cidade. Tempos depois fui convidado por Dr Neto para assumir um cargo operacional/comissionado/remunerado na prefeitura, e toda minha história nessas funções é de conhecimento de uma grande parte dos sumeenses.
O fato é que sou muito grato a Dr Neto por essas e outras mais! Ele sempre acreditou que eu tinha algum potencial para desempenhar funções em sua administração. Seja em campanhas eleitorais fazendo anúncios em carro de som, gravando guias eleitorais ou assumindo um cargo operacional/comissionado lotado na secretaria de ação Social. Evidentemente, que, cumprindo o meu dever, fiz a minha obrigação como servidor público entregando-lhe no prazo tudo o que me foi solicitado! Tive a oportunidade de conviver com Dr Neto alguns momentos importantes acompanhando-o em várias passagens de sua vida pública e pude testemunhar a sua retidão! Caráter, dignidade, respeito,  seriedade, credibilidade e vontade de servir ao seu povo fazem desse homem um líder querido pela grande maioria dos sumeenses! 
Por esses e outros motivos que estou aqui para agradecê-lo pela sua amizade e desejar-lhe um Feliz aniversário!
Forte abraço!