sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pujança cultural: o cairi pode mais


(Sumé,via principal ao centro)

Em outro post, comentei  aqui  o destaque positivo que a cidade de Cabaceiras, no cariri paraibano, tem tido na mídia nacional com a sua “Holiude Nordestina”. Só para citar um exemplo mais recente aconteceu no programa "Mais Você", da Rede Globo. Clique  aqui e assista ao vídeo.
Fiquei pensando, se Cabaceiras pode, o que estaria faltando para que outras cidades da região com igual potencial turístico/cultural conquiste algo parecido?
O município de Sumé, também no cariri paraibano, por exemplo, reúne todas as condições culturais, logística e operacionais para desenvolver eventos dessa natureza, no entanto, nesse sentido ainda deixa muito a desejar.  
A cidade é  privilegiada em termos de vias de acesso. Só para ter uma ideia, Sumé é um dos raros municípios que a via principal passa mesmo no meio da cidade.  Ou seja, já é um diferencial que poderia ser trabalhado turisticamente. 
Além disso, as ruas, as praças, as igrejas e os detalhes luxuosos de Sumé não deixam a desejar a nenhum outro município da região. 
Se em Cabaceiras, existe o "Lajedo do Pai Mateus", lugar inspirador para as mais variadas produções cinematográfica nacionais, Sumé dispõe da "Fazenda Pedra Comprida" com todo seu misticismo que abarca arte rupestre e uma linda paisagem. Sem contar as ruas organizadas e arborizadas com seus lindos casarões do século XVIII.

Confira as imagens abaixo:

(Avenida 01 de abril)

Praça José Américo


(Praça José Farias Braga)
(Praça Adolfo Mayer)


(Igreja Matriz N. Senhora da Conceição)



(Pedra Comprida)
(Lajedo Pedra Comprida)

(Casario Rua Augusto Santa Cruz)
Só para registrar: algumas das imagens acima foram capturadas do  Blog Geodiversidade
e do flickr do Egberto Araújo.
O blog Geodiversidade pertence a um grupo de estudantes da Universidade Federal da Paraíba sendo destinado à divulgação dos temas: geodiversidade, geoconservação e geoturismo etc do nosso estado. 
Entre as buscas que fiz sobre o tema na internet, localizei o referido blog dando ênfase ao sítio "Pedra Comprida" de Sumé PB. 
Vale a pena ler para saber o que os estudantes falaram sobre "A PEDRA COMPRIDA". 
As observações feitas pela turma da disciplina de Geomorfologia Geral do curso de bacharelado em Ecologia da Universidade Federal da Paraíba em janeiro de 2011 são extremamente importantes para estudos da cultura local.
Fica a dica!