terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Vencendo Desafios com Marcio Milan


Acabei de ler o livro "Vencendo Desafios", presente que ganhei do próprio autor, Marcio Milan, Diretor de Relações Institucionais do Grupo Pão de Açúcar e vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Antes de mais nada, gostaria de dizer da impressão que tive do Marcio (nos breves contatos que mantivemos durante os treinos de musculação na Academia): um companheiro que mantém o radar sempre ligado a tudo e em todos! Hora dividindo, com seu colega, uma brincadeira, uma piada engraçada, um comentário do jogo de futebol ou mesmo uma solicitação de ajuste na maneira errônea como praticamos os nossos treinos (comigo isso acontece com frequência, rsrs), tudo de maneira leve, agradável, descontraída e respeitosa! É impossível não interagir com esse quase sessentão, de alma jovem, estando compartilhando com ele do mesmo ambiente! Marcio Milan é o tipo de pessoa que não passa despercebido por onde passa. A sua energia e o seu senso de humor aliados a sua saúde e disposição física impressionam e contagiam a todos em sua volta!
Não é por menos que ele é descrito, em prefácio do livro em questão, por Abílio Diniz Abílio como "o esportista, o companheiro e o amigo"!
Todas essas credenciais norteiam tanto a sua vida cotidiana quanto a narrativa do livro "Vencendo Desafios". Nele, são relatadas às peripécias de "um menino que corria pelos verdes campos de Irapuru”  e chegou a ser o primeiro brasileiro a entrar para a história do esporte nacional ao concluir  uma das provas  mais temidas do calendário de ultramaratonas, a Comraredes, no ano de 1997.
Um cara que enveredou pelo esporte após os 40 anos de idade, mesmo contrariando alguns prognósticos e chegar a participar e concluir uma das competições mais competitivas no esporte mundial, não é para qualquer um: louvável e inspirador!
Obviamente, que durante esse percurso, Marcio, contou com muitas parcerias estruturais que lhe deram suporte e lhe renderam frutos na concretização dos seus objetivos finais. Porém, nada dessa trajetória bem sucedida do executivo/esportista seria possível, segundo ele, se não tivesse feito dos verbos "desejar, decidir e planejar um mantra de vida visando a superação de desafios".
"Vencendo Desafios" é uma história vibrante e envolvente não só para os esportistas de um modo geral, mas, também, para todos aqueles interessados em ter um "direcionamento de vida", como sugere  o autor.
Em sua concepção, sem desafios não há o prazer da conquista. E sem amor à vida e ao próximo, nada disso vale à pena!
Para se chegar à tamanha façanha, na visão de Marcio, isso só foi possível, por que ele fez valer o sentido da vida, acreditando que somos capazes de conquistar tudo aquilo que queremos através da disciplina, da determinação, do companheirismo e do valor da competitividade"!
Vale a pena ler esse livro de "um ser humano anônimo, que utiliza o esporte como meio de qualidade de vida"!