sábado, 29 de setembro de 2012

Rádio 90 anos no Brasil: um senhorzinho moderno que se acopla a novas mídias


Durante essa semana em que se comemoraram os 90 anos do rádio no Brasil, o blogueiro, que vos escreve, participou de dois eventos em homenagem a data aqui em São Paulo.
O primeiro foi na Faculdade Cásper Líbero em parceria com a Rádio Gazeta AM, todos os detalhes do seminário em questão, você confere nos posts a seguir, e o outro evento aconteceu no SENAC. Ambos discutiram a importância do rádio nesses seus 90 anos de existência.
Temas como inclusão social no rádio, gestão profissional, legislação, segmentação, perfil do novo ouvinte, convergência de mídias e muito mais foram colocados na roda discussão pelos mais renomados profissionais da área.
Nesses encontros em que eu participei, todos os especialistas foram unânimes em afirmar: o rádio precisa se reinventar sempre!


Tópicos discutidos no Seminário “Rádio 90 anos no  Brasil” 


O rádio é a mídia mais encantadora
O rádio é um senhorzinho moderno que se acopla a novas mídias
Não dá para fazer tv sem antes ter ouvido uma mídia chamada rádio
Já decretaram várias vezes a morte do rádio e nada disso aconteceu
Como se explica a empatia no rádio
O rádio tem como função trabalhar o imaginário do ouvinte
Por que grande maioria das pessoas quer fazer rádio?
Por que todo mundo tem interesse em ter uma rádio?
O rádio é um grande prestador de serviço
O rádio na atualidade é áudio é vídeo é texto é o que vai ficar
A internet é mais um meio de entrega para o rádio
Cada época do rádio teve o seu valor, sua importância
O rádio passa por uma mudança de linguagem
O rádio não pode ser visto como o primeiro a dar a notícia tem que produzir algo que seja diferente da agenda, deve-se sair do lugar comum.
No rádio tudo hoje em dia é comodities
O conteúdo foi deixado um pouco de lado
O rádio precisa de conteúdo
Jovens não gostam de rádio
Os jovens vão para a faculdade de comunicação sem conhecer a mídia rádio
As redes sociais são ótimos parâmetros para conhecer o perfil do ouvinte do rádio
O rádio deve agregar informações e agregar valores
Deve ter uma proposta além de tocar música
No rádio há uma diferença entre ser objetivo e minar informação
O rádio é o menor do bolo publicitário
Inclusão social no rádio deve existir programas voltados para esse setor
A voz da população tem que ir para o rádio
Você não escolhe rádio para trabalhar. O rádio escolhe você!