sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Como posicionar um candidato na web

Segundo levantamento publicado no ebook,  "como planejar uma campanha eleitoral na web" , as pessoas passam, em média, cinco horas por dia no Facebook e fazem um uso cada vez mais diversificado das mídias sociais.
Ainda de acordo com o estudo, no meio político, o monitoramento de mídias sociais ganha destaque por vários motivos: primeiro, por que permite o acompanhamento em tempo real do que os eleitores estão falando. Segundo, ajuda a conhecer o desempenho dos candidatos entre determinados grupos e focos. Terceiro, pode antecipar crises. Por fim, integra informações que interessam a diferentes atores de um comitê político.
Tomando essa abordagem como base, observei que os principais candidatos políticos sumeenses, também, se aproveitaram desse  ambiente virtual para se autopromover, eleitoralmente, na campanha política que aí está.
Obviamente, que eles pegaram carona nesse cenário promissor, fazendo uso dessas ferramentas de custo baixo, em prol da "assessoria de imprensa de si mesmo", como disse um amigo meu.
Dr Neto, por exemplo, estreiou no facebook, recentemente, precisamente, em 12 de agosto, 2012. Sua página pública já conta com mais de 880 seguidores. O espaço virtual serve para divulgar sua agenda de campanha, postar fotos de eventos públicos, interagir com o eleitor etc. Dr Neto tem se posicionado de forma tímida na rede, bem ao seu estilo, porém, objetivo e direto. Como sabemos, fazer promoção de si mesmo, não faz parte do seu comportamento. Isso é fato!. Nem precisa, os seus seguidores são bem eufóricos! Fazem isso por ele mesmo! Questionado por um deles se o seu perfil era original, Dr Neto respondeu: " É sim. Oficial. Feito por minha esposa, filhas e Andréa".
Nesse caso,   conforme o guia  "como planejar uma campanha eleitoral na web", deixar sempre claro para os eleitores quando é o candidato ou sua equipe quem está postando é fundamental. Não esquecer também de divulgar o nome dos colaboradores envolvidos na equipe de mídias sociais. Dr Neto agiu corretamente! Agora, ainda de acordo com o guia destacado acima,  o candidato deverá avaliar bem se o que terá disponível será suficiente para atualizar seus perfis em mídias sociais.  Ao criar um perfil público na rede algumas atitudes são importantes para ser bem sucedido junto aos seus seguidores: primeiro, dispor de tempo para dar atenção ao que for criar na rede. Segundo, está preparado para se expor a críticas. Terceiro,  disposição para responder às observações do público.
Já o candidato oposicionista, João Pereira, faz a linha mais barulhenta: divulga a sua agenda de campanha, faz denúncias, compartilha links de mensagens de autojuda, posta fotos etc. Em resumo: tem uma presença mais constante nas redes sociais. Já domina bem o espaço. Para os especialistas na questão, “os usuários tendem a aderir e acessar conteúdos e informações de candidatos ou campanhas com as quais estão ideologicamente alinhados”.
Uma pesquisa da Pew Internet & American Life Project mostrou que, em 2010, mais da metade dos adultos norte-americanos obteve na internet informações sobre as eleições no país. A pesquisa revelou que 32% dos usuários de internet adultos tiveram nela seu principal meio de informação ou de envolvimento com a campanha eleitoral. E 22% usaram Facebook, Twitter ou outra mídia social para fins políticos em 2010.
Para o legislativo sumeense, a novidade foi a presença da candidata a vereadora, Brígida Xavier, na rede. Embora ela ja tivesse um perfil no face, não o atualizava com tanta frequência. Agora, o momento exigiu a sua presença nas mídias sociais com mais assiduidade. Dessa forma, ela interage com os seus seguidores de modo positivo, mostrando a que veio e divulgando as suas ações. Demorou, mas, chegou chegando!
Outra que está arrasando na rede é a multimídia, Jacquelline Oliveira. Como já era de se esperar, ela domina o ambiente virtual como ninguém, e agora está mais ativa do que nunca! Sendo, inclusive, bem correspondida e compartilhada por seus seguidores em tempo real. Passa credibilidade!
Antonio Carlos Sarmento está sempre ali com a sua presença online, de forma silenciosa, discreta, mas atento a tudo que se passa ao seu redor. É bem aceito e conta com o apoio de um público fiel que acredita em suas propostas.
Brígida, Jacquelline e Antonio Carlos entenderam que as mídias sociais se tornaram um elemento vital na conquista do eleitorado, fazendo com que o marketing digital tenha cada vez mais destaque nas campanhas políticas.
O monitoramento de mídias sociais, de acordo com os especialistas em marketing político, é um termômetro do que as pessoas estão falando sobre determinado candidato ou assunto e traz informações de um jeito muito mais rápido que as pesquisas eleitorais tradicionais.
Atualmente, eu não sei o número exato de usuários com acesso a internet por lá. O fato é que há muitos sumeenses presentes na rede mundial de computadores compartilhando, entre amigos, os mais variados tipos de assuntos nas redes sociais.
É um bom momento para se pensar nessas questões relacionadas a inclusão digital. Esse debate deve ecoar entre os lares sumeenses. Quem sabe futuramente, teremos cada vez mais campanhas políticas divulgadas na web, sem a nenecessidade da utilização das ferramentas tradicionais. Só dessa forma, teremos ruas menos sujas (ausência de santinhos, fotos em postes etc) sem agredir o meio ambiente.
Por fim, independentemente, da forma de como os políticos se posicionam nas mídias digitais, o importante é garantir a sua participação no mundo virtual interagindo com o seu público integando as mídias sociais às suas estratégias políticas.
P.S. Caso alguém se interessou pelo ebook "como planejar uma campanha eleitoral", clique aqui, cadastre-se, rapidamente, e faça o download gratuito. É bem legal! Eu já li e gostei!