sábado, 10 de outubro de 2009

Ritmo intenso


Estou de volta depois de uma semana de provas na faculdade: direito, gestão de pessoas, projetos e comportamento organizacional. Embora o processo de estudo esteja acelerado, o melhor de tudo é que estou conseguindo êxito nas avaliações, ainda não fiquei reprovado em nenhuma matéria e espero continuar nesse mesmo ritmo, uma vez que as avaliações continuam sendo aplicadas na semana seguinte. São mais duas provas e uma apresentação de trabalho.


Então vamos falar de economia:

Esta palavra vem do grego e quer dizer, Oikos(casa) e Nomos(costumes ou lei) ou ainda pode ser: gerir, administrar ou dar regras a casa, o lar ou a coisa pública. Dito isso, Economia é uma ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. A economia é conhecida também como a ciência da escassez.
Numa curva de produção, distribuição e o consumo temos a seguinte situação: a geladeira que vc tem aí na sua casa, ela vem da fábrica produzida através da matéria prima (aço), recurso limitado, distribuída para as lojas e vendidas aos consumidores, todo esse processo varia de acordo com o preço, o gosto e a renda de cada um. Por exemplo, qdo vc está com pouca grana, a tendência é cortar algum bem que se pode passar sem ele - perfumes, iogurte etc ou substituir outros de valor menor, manteiga por margarina etc, isso é economia.

Enfoques da Economia: Micro e Marco

Micro economia diz respeito ao estudo da economia isoladamente, podendo ser a de uma pequena cidade, por exemplo: a economia da minha pequena e estimada, Sumé, no interior da Paraíba.
Macro economia estuda a economia como um todo, a economia do país, mundo etc.
O importante é que vc, leitor amigo, saiba que a economia está presente em quase todas as coisas, em todo o dia a dia.