sábado, 24 de outubro de 2009

Ficar sozinho

Matéria publicada na revista "Isto É" dessa semana relata que é cada vez maior o número de pessoas que vivem sós. Mas isso não significa necessariamente sofrimento. Conheça os segredos dos solitários que são felizes.


 A Solidão tem várias facetas

SOLITÁRIO
CIRCUNSTICIONAL
É a pessoa que acaba de terminar um casamento, por exemplo. De repente, está morando numa casa, sem mulher e filhos. A maioria encontra apoio nos amigos e rapidamente cria novo estilo de vida.
SOLITÁRIO CLÁSSICO
É aquele que pode ou não morar só. Ele sente o vazio de não ter alguém para se abrir, para conversar. Geralmente, gosta de sair à noite, de conhecer gente. Em casos mais extremos, procura ajuda profissional.
INDIVIDUALISTA
Tem dificuldade de dividir seus pertences. É egoísta e, por isso, muitas vezes busca viver só. Nesse caso, não está livre de sentir triste por estar sozinho.
BLOCO DO EU SOZINHO
Ainda segundo a revista, morar só é uma tendência mundial . Nos EUA, 25% das residências abrigam apenas uma pessoa.  Na cidade de Nova York sobe para mais de 50% , Suécia, 40%,  Dinamarca e França (30% cada) e no Brasil em 2008, 11,6% viviam sozinhos, ou seja, mais de 6 milhões de casas tinham apenas um morador. Pela órdem, as cidades mais solitárias no Basil são: Porto Alegre( 16%),  Rio de Janeiro (14,9%), e São Paulo (12,5%), sendo a maioria mulheres.