domingo, 10 de agosto de 2014

Pai: você faz parte desse caminho

Confesso que, de um modo geral, não sou muito fã dessas “datas comemorativas”. Não consigo vê-las, senão, pelo lado comercial da coisa. Para muitos, elas têm lá seu significado, especial. Isso é que importa. Feliz dia dos pais, portanto.
Quanto ao meu pai, ele já se encontra no plano espiritual. Pra ser mais preciso: há 25 anos que ele se foi: aos 82 de idade.
As lembranças que eu trago dele, na memória, são de um homem sério, honesto e trabalhador. “Sertanejo, antes de tudo, um forte”, diria Euclides da Cunha. José Paulino de Sousa, seu nome. Meu pai! Um sujeito que prezava demais pelo respeito ao próximo, sobretudo, os mais velhos, e  exigia dos seus filhos, o mesmo comportamento!. Contrariá-lo, nesse sentido, seria um afronta.   Lembro-me, também, que ele nunca precisou me bater... Apenas o seu olhar reprovador diante de alguma atitude improvável minha ou de qualquer filho dele, já era o bastante para temê-lo, obedecê-lo e respeitá-lo. Não era de se envolver em confusão. Ele era um cara pacífico.  Mesmo sendo um analfabeto, ele sabia o valor dos estudos e sempre nos pedia para que estudássemos, sobretudo, os seus filhos mais novos. Alertava-nos, constantemente, das dificuldades que era o não “ser letrado", era como se fosse um cego, dizia ele. Hoje, mais do que nunca, eu o entendo perfeitamente e sou muito grato pelos seus ensinamentos e sua retidão de caráter. Por essas e outras que nessa data em que se comemora o dia dos pais, elevo o meu pensamento a Deus pelo seu espírito. Que ele siga no caminho da luz com paz eterna. 
Obrigado meu pai.
Feliz dia dos Pais!