
Foi muito bom o workshop de rádio, no SENAC SP, nos dias 29 e 31/07/09. Os palestrantes Roberto Hais e Kiko Bernadone das rádios jovem pan e sulamérica trânsito, respectivamente, mostraram segurança e conhecimento acerca do assunto abordado. Foi exposto durante o evento que:
Em tantos meios tecnológicos, atualmente, o rádio não discrimina seu público;
- Quem liga o rádio está buscando cia - música, notícia, um bom papo etc.
- São Paulo é o terceiro maior mercado rádio do mundo perdendo, apenas, para Nova Iorque e que os três primeiros lugares em audiências na capital paulista estão com emissoras populares: Tupi, Nativa e Mix...
- A rádio popular é mais fácil de fazer pelo fato de englobar de tudo um pouco;
- A rádio qualificada é mais difícil;
- As rádios têm de ter um conceito para vender e se enquadrar em algum perfil: jovem, popular, qualificada, news;
- Nunca abra o microfone sem, antes, ter uma mensagem clara para passar. Essa por sua vez, diversificada a cada bloco;
- O profissional de rádio não precisa ser catedrático, mas, genérico, saber o que está acontecendo na sua cidade, no seu país e no mundo...
- Ter conhecimento de uma segunda língua é essencial;
- Qdo falar no rádio imaginar uma pessoa e falar sempre "vc";
- A virgula e o ponto final no texto servem para respirar e continuar a conversa, não deixar o texto tuncado, como se estivesse fazendo uma leitura escolar;
- A trilha dá uma dinâmica a leitura;
- Ficar atento ao momento da leitura, uma vez, que os olhos traem e não acompanha a velocidade do pensamento;
- O profissional de rádio tem de gostar de ouvir rádio;
- O único mecanismo que o rádio dispõe para fazer a imagem na cabeça do ouvinte é a voz;
- Tem que ter poder de argumentação;
- Ter um ouvido crítico, contestando o que se ouve;
- Dominar a língua mãe;
- Em meio a tantas informações, é necessário que haja uma peneira e absorva o básico;
- Não deixar problemas pessoais interferir na comunicação radiofônica;
- Rádio é vibração e tem que tocar o que o povo quer ouvir;
- Conhecer o perfil do ouvinte: jovem, adulto, A, B, C e a partir daí traçar parâmetros de como falar para esse público.
"Rádio é talento, e talento se desenvolve".
Show de bola!!!