quarta-feira, 13 de maio de 2009

COMO CRIAR UM GÊNIO



  1. Entrevista muito interessante concedida à revista Época, 11/05/2009 por Bill Gates Sênior pai de Bill Gates -, fundador da Microsoft, narrando às peripécias do maior gênio de software do mundo desde o seu nascimento. Nela, o pai de Gattes dá alguns conselhos, que considero úteis, de como criar um filho priorizando o seu desenvolvimento técnico-intelectual. Logicamente, como o “Bill Sênior” deixa claro no decorrer da entrevista, o “Bill Jr” teve muitas oportunidades desde o seu nascimento em um lugar privilegiado até a vida adulta num lar favorável em todos os aspectos, porém, nada impede de tirarmos algumas reflexões como lição de vida nos trechos seguir:
1.“Percebi que ele tinha uma curiosidade mais intensa que a maioria das crianças. Mas não acho que qualquer pai poderia ter previsto que ele teria o sucesso financeiro que alcançou.


2. Quando ele tinha cerca de 11 anos, desenvolveu uma sofisticação e um conhecimento muito maduro de como o mundo funcionava, algo que não parecia nada comum para uma criança daquela idade. Ele ficou muito interessado por alguns assuntos a que as crianças raramente prestam atenção. Bill fazia muitas perguntas complexas. Para nós, os pais, era interessante, em muitas maneiras prazeroso, mas às vezes era difícil.


3. Ele era um leitor insaciável e não prestava atenção ao universo dos adultos.


4. Ele sempre foi muito trabalhador, curioso.

5. Ele pensa analiticamente e independentemente.
6. Uma coisa que ele nos diria é que ele foi extraordinariamente sortudo, apenas pelo local onde nasceu e pelas oportunidades que estavam disponíveis. Bill é o primeiro a reconhecer que, se tivesse nascido sob circunstâncias diferentes – como no Congo, por exemplo –, nunca teria a oportunidade de ser um sucesso nos negócios. Ele é muito agradecido por todas as vantagens que teve.

7. Eu diria a qualquer pai que ele deve encorajar os filhos a continuar aprendendo, estudando e para fazer o que for possível para criar oportunidades e estímulos atraentes para tornar o aprendizado divertido e interessante. Os pais deveriam também fazer o máximo para que um filho tenha o melhor professor.

8. Um grande professor pode inspirá-lo a fazer coisas ótimas. Por isso, é importante se envolver com a educação. Na verdade, mesmo se você não tiver filhos, pode ainda ter um papel importante ajudando as crianças de sua comunidade a ter acesso a bons professores. Envolva-se da maneira que der. É um presente maravilhoso para as gerações futuras."